A importância da intervenção na dislexia
A dislexia é uma Perturbação Específica
da Aprendizagem, caraterizando-se a mesma por dificuldades acentuadas na
aprendizagem da leitura e da escrita, que não são explicadas por baixo
funcionamento intelectual, métodos de ensino e oportunidades educacionais
inadequadas ou pela presença de défices sensoriais.
Estima-se que, aproximadamente, 5% da
população sofre de dislexia, sendo esta um dos principais desafios na
aprendizagem de muitas crianças, sendo assim essencial a existência de um
trabalho personalizado junto da criança disléxica, realizado por um
psicólogo ou neuropsicólogo, de modo que esta consiga colmatar os desafios
acrescidos que possui nas aprendizagens escolares.
Se considerarmos que a leitura é um
processo que implica um conjunto de competências, tais como: a descodificação
fonológica (capacidade de converter as letras nos respetivos sons), a
consciência fonológica (capacidade de manipular os sons de uma língua), a
compreensão da leitura (compreender o significado do foi lido) e outras
capacidades cognitivas, tais como, a extensão do vocabulário da criança, a
exatidão do processamento visual-ortográfico que esta apresenta, verificamos
que ao falar de dislexia falamos de um conjunto de competências que podem estar
mais ou menos desenvolvidas, sendo importante compreender que a dislexia tem
formas de expressão diferentes em cada criança, não existindo duas dislexias
que se manifestem exatamente da mesma forma.
Assim sendo, grande parte da intervenção
na dislexia consiste no treino cognitivo específico para a reeducação nas áreas
em que a criança apresenta maiores dificuldades, identificando igualmente os
pontos fortes da criança e explorando junto da mesma estratégia que lhe
permitam aceder a uma leitura adequada.
Importa ainda ter em atenção que quando
se intervém junto de uma criança com dislexia é necessário compreender se a
mesma se encontra associada a outras dificuldades, tais como, dificuldades na
coordenação motora e na lateralidade, dificuldades na organização
espácio-visual, dificuldades na memória de trabalho, e ainda, problemas de
autoconfiança despoletados pelas dificuldades escolares que a dislexia
acarreta, sendo importante intervir em várias áreas simultaneamente, existindo
algumas vezes a necessidade de articular com outras áreas, tais como, a terapia
da fala ou a psicomotricidade.
Dra. Ana Sousa, cédula
n.º 23805
Absolute Bliss - Health, Neurophychology &
Phychology, Lda
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Rua José Afonso,
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Lagos
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